|
Notícies :: especulació i okupació |
Ocupaçoe e desalojos em Bologna (portugues)
|
|
per Sun Tzu |
02 des 2003
|
|
Na madrugada de sexta feira, 28 de novembro, foi ocupado em Bologna um antigo armazem abandonado jà hà dez anos sem projectos de recupareçao ou de aproveitamento.
A Ocupaçao foi levada a cabo pelo Colectivo CRASH, recem formado em Bologna que principiou hà algumas semanas um projecto de difusao das ocupaçoes em Bologna, a sua primeira acçao foi um ensaio simbolico do que se podera tornar uma pratica futura, a de ir aos supermercados buscar comida gratis.
A Policia nao demorou a chegar ao espaço ocupado, tres horas depois ja estavam estacionadas em frente à casa dois carros da DIGOS (Policia de segurança interna, ocupa-se essencialmente de grupos de extrema esquerda e extrema direita, claques de futebol e terrorismo islamico), seis horas depois chegavam varios carros da policia e um representante dos proprietarios, que ao principio nao queria apresentar queixa mas depois foi pressionado pela policia para o fazer. Ensaiou-se uma mini resistencia mas o espaço nao oferecia infraestruturas para uma defesa eficaz e assim a DIGOS e policia identificaram todos os presentes e esperaram que a casa fosse abandonada outra vez.
Segunda Feira, 1 de Dezembro, um grupo de 20 / 30 pessoas entrou no concelho comunal a gritar "ABRIMOS ESPAçOS, DAO-NOS POLICIA; ESTA é A SUA DEMOCRACIA" e com uma faixa a dizer "CRASH AMA O ESPAçO E OCUPA-O", a sessao comunal foi interrompida e a policia expolsou os manifestantes das galerias, atràs deles veio um vareador da DS (partido italiano, tipo ala esquerda do PS) a tentar conversar com os manifestantes que lhe fizeram rapidamente comprender que se estavam bem a cagar para ele, o que ele nao aceitou muito bem e teve de ser necessàaria a intervençao da policia para evitar que este tentasse agredir os pacificos manifestantes.
Para Agora estao marcadas mais assembleias e acçoes nao tendo algum resves desaminado o projecto de fazer com que mil casas ocupadas nasçam em Bolonha |