|
Anunci :: globalització neoliberal |
Prefácio à Estrutura do TÃtulo
|
|
per Francisco Trindade |
15 jul 2003
|
Prefácio à Estrutura do Título |
Prefácio à Estrutura do TÃtulo
Enquanto se misturam num caos verdadeiramente romântico as sobrevivências, sonhadoras ou cÃnicas, e as antecipações loucas, os sentimentos generosos e os interesses sórdidos, as pretensões cientÃficas e o dogmatismo furioso, o nacionalismo e o pacifismo, o autoritarismo e o democraticismo, Proudhon está praticamente só quando se esforça para trazer ao “mal do séculoâ€? as soluções construtivas. Ele não é um sortudo - será preciso dizê-lo algum dia; através das sucessivas aproximações, dos repetidos ajustamentos, dos excessos e dos atrasos, das tentativas seguidas de bruscas cintilações, este espÃrito genial e obstinado chegará somente contra o fim da sua vida a um conjunto de proposições coerentes que constituem uma resposta ao problema polÃtico-social em geral e ao da Europa em particular; pois, com razão, Proudhon não os separa um do outro.
O valor essencial desta “desobediência civil�, é que ela se apoderou de sujeitos da sociedade “tranversais�, quer dizer federadores de preocupações fundamentais e múltiplas. Deste modo, a defesa dos sem-papéis abre por sua vez perspectivas sobre a luta contra a xenofobia e o racismo, sobre a precaridade, sobre o direito à habitação, sobre as trocas norte - sul, etc. Do mesmo modo, o combate pela defesa do direito ao aborto está directamente ligado ao problema mais geral da condição feminina, sobre o trabalho das mulheres, sobre o anti claricalismo e a laicidade autêntica, etc.
Paradoxalmente, agora que o polÃtico e o sindical estão em crise, assistimos a uma emergência dum movimento de essência polÃtica, ainda difuso, que põe em causa os mecanismos e as práticas duma sociedade que poderÃamos crer gelada.
Com partidos polÃticos desacreditados e polÃticos que frequentem mais assiduamente os tribunais que o Parlamento, é dizer pouco que assistimos a uma formidável desafeição da polÃtica institucional. O sindicalismo institucional não está melhor bafejado. Ao escolher a institucionalização exageradamente, ao escolher ligar-se ao sistema dominante, condena-se ao ver-se englobar, justamente na mesma crÃtica.
Apresentamos a Actualização de Julho do site http://www.franciscotrindade.com
Com a introdução de um novo texto intitulado
Prefácio à Estrutura do TÃtulo
Procurar pelo link Novidades
Segue-se excerto do texto que pode ser lido na Ãntegra em http://www.franciscotrindade.com.
Responsável técnico máximo, como de costume
José Carlos Fortuna.
Saudações proudhonianas
Até breve
Francisco Trindade |