|
Notícies :: antifeixisme |
Três livros de Francisco Trindade
|
|
per Francisco Trindade |
29 ago 2004
|
Três livros de Francisco Trindade |
Três livros de Francisco Trindade
A ESTRUTURA DO TÃ?TULO
A APOLOGIA DE PROUDHON
PROUDHON O ETERNO RETORNO
3 obras de Francisco Trindade distribuÃdas exclusivamente em formato digital através do site
http://www.franciscotrindade.com/
Se estiver interessado em adquirir alguma destas obras terá que preencher um formulário (que se encontra em http://www.franciscotrindade.com)
indicando nome ou alcunha e o mais importante, o motivo ou as razões que o levam a pedir uma cópia do livro.
Preço de cada uma das obras: 0 euros.
A ESTRUTURA DO TÃ?TULO
A APOLOGIA DE PROUDHON
PROUDHON O ETERNO RETORNO
Lançamento exclusivo em formato digital sem intermediários entre o autor e o leitor e sem o empecilho do papel moeda a ditar quaisquer tipos de impedimentos.
Lixe-se os direitos de autor. Copyfree.
http://www.franciscotrindade.com/
A ESTRUTURA DO TÃ?TULO
O federalismo é sempre a aposta duma unidade na manutenção da maior diversidade possÃvel. É portanto neste sentido, a recusa dum “super-Estadoâ€? europeu. É evidente que, em Proudhon, encontramos um grande cuidado de respeitar a diversidade individual: as diferenças resultam da liberdade individual. Mas o seu racionalismo tende simultaneamente a minimizar ou a considerar como arcaicos os conflitos polÃticos saÃdos das diferentes culturas (“as guerras de religiãoâ€?). O seu racionalismo toma precisamente apoio sobre a evidência racional da interdependência económica. Para ele, as antigas divisões polÃticas entre os homens não são mais que diversidades. Como e porquê a mutualidade chega a operar uma tal transformação?
A APOLOGIA DE PROUDHON
Esquecido mas sempre actual, P.-J. Proudhon permanece como um dos pilares fundamentais para uma integral compreensão do século XIX e uma via para uma reorganização da vida societária.
Toda a minha investigação foi realizada a partir de meados dos anos 80 e tem tido como objectivo principal mostrar as virtualidades e a actualidade sempre presente do proudhonismo não somente, enquanto sistema de ultrapassagem das soberanias, mas como princÃpio geral de organização da sociedade.
Verifica-se que os ensaios presentes são sintéticos embora densos nas suas implicações. Trata-se duma opção deliberada do autor, tendo em conta uma tradição próxima de nós, o repelir consciente e crÃtico por todas as formas de discurso sofÃstico e retórico.
PROUDHON O ETERNO RETORNO
Proudhon permanece um dos raros pensadores socialistas que podemos reler sem rir, ou sem chorar.
No socialismo, o proudhonismo ficou como o testemunho de questões que o marxismo não soube e não quis tratar de maneira satisfatória.
Eis porque o destino póstumo da sua obra ultrapassa largamente a aventura do socialismo no século XX. Enquanto que Marx arrisca esgotar-se nesta aventura, a antropologia polÃtica de Proudhon surge praticamente intacta das ruÃnas fumegantes do comunismo.
O substrato do seu pensamento – o anti autoritarismo, a autonomia, a soberania do direito – nunca pareceu tão actual. Eis porque os retornos periódicos a Proudhon, à cadência dum por geração (1875, 1900,1920, 1940,1968, etc), inscrevem-se no interior duma espécie de evidência histórica, como o modo de filosofia emanente não só do mundo operário, mas do mundo assalariado.
http://www.franciscotrindade.com.
Responsável técnico máximo, como de costume
José Carlos Fortuna.
Saudações proudhonianas
Francisco Trindade |
 This work is in the public domain |
Re: Três livros de Francisco Trindade
|
per uno |
30 ago 2004
|
vendo, vendo, vendo...
jo no compro |