Imprès des de Indymedia Barcelona : http://barcelona.indymedia.org/
Independent Media Center
Notícies :: globalització neoliberal
Considerações sobre o Federalismo
15 jun 2004
Considerações sobre o Federalismo
Considerações sobre o Federalismo

Apresentamos a Actualização de Junho do site http://www.franciscotrindade.com
Com a introdução de um novo texto intitulado

Considerações sobre o Federalismo
Procurar pelo link Novidades    
Segue-se excerto do texto que pode ser lido na íntegra em http://www.franciscotrindade.com.
Responsável técnico máximo, como de costume
José Carlos Fortuna.

Apesar do pensamento proudhoniano ser duma riqueza extraordinária, vou limitar-me a fazer algumas observações sobre certos aspectos do federalismo, daquele que é o grande adversário ideológico de Marx, o pai do socialismo centralista e estatista.
O critério segundo o qual me proponho fazer a minha escolha é o da actualidade política tal e qual se apresenta aos olhos dum homem que vive num estado centralizado, que começa agora a colocar o problema da regionalização e onde Proudhon é, infelizmente, pouco conhecido nos nossos dias.
Neste contexto, queria fazer uma observação pessoal: para este trabalho, não foi um interesse pela ciência social pura que me conduziu ao estudo do que escreveu Proudhon; foi sobretudo o cuidado político de contribuir para aquilo que poderíamos chamar o renascimento do pensamento proudhoniano. Pois, creio que temos necessidade de examinar o valor prático do pensador do Princípio Federativo que vivia, como nós, numa época de transição. De modo que podemos presumir que as suas análises e as conclusões a que ele chegou, poderão também ensinar-nos qualquer coisa e aos nossos contemporâneos.
Sabemos bem que Proudhon, no fim da sua vida movimentada, resumiu o conjunto das suas conclusões, na verdade todo o seu pensamento, no conceito geral de “federalismo�. O público português tem agora acesso directo ao que ele escreveu, em 1863, no Do Princípio Federativo a este respeito: “Todas as minhas ideias económicas, elaboradas desde há vinte e cinco anos, podem resumir-se nestas três palavras: Federação agrícola-industrial.Todas as minhas vistas políticas se reduzem a uma fórmula idêntica: Federação política ou Descentralização;...todas as minhas esperanças actuais e de futuro são expressas por este terceiro termo, corolário dos dois outros: federação progressiva.� (1)
A palavra “federalismo� designa então, dum modo englobante, um princípio de estruturação nos domínios da economia, da sociedade e do Estado, que resume o conjunto das ideias de Proudhon relativo a uma nova ordem política, tomada no sentido mais amplo.

Saudações proudhonianas
Até breve
Francisco Trindade

This work is in the public domain
Sindicat Terrassa