Imprès des de Indymedia Barcelona : http://barcelona.indymedia.org/
Independent Media Center
Anàlisi :: globalització neoliberal
Proudhon e o Federalismo
31 gen 2004
Proudhon e o Federalismo
Proudhon e o Federalismo

Apresentamos a Actualização de Janeiro do site http://www.franciscotrindade.com
Com a introdução de um novo texto intitulado
Proudhon e o Federalismo

Procurar pelo link Novidades    
Segue-se excerto do texto que pode ser lido na íntegra em http://www.franciscotrindade.com.
Responsável técnico máximo, como de costume
José Carlos Fortuna.

Um preconceito resistente quer que Proudhon tenha chegado tardiamente ao federalismo, e quase por azar, depois de ter ocupado diversas posições, no primeiro curso sinuoso de um pensamento modelado de contradições.
Ele acredita que desenvolvimento da ideia federalista só aparece em todas as suas últimas obras ao longo de um período de cinco anos aproximadamente – e como um resultado; ainda que se possa ao menos reconhecer dez anos mais cedo os signos anunciadores deste fatal andamento. E não é menos certo que todo o seu passo é aquele de uma perpétua e aventurosa procura que nunca está condensada numa doutrina definitiva mas energeticamente recusada, como a pior tentação do espírito humano: “…creio bem que ninguém sobre a terra é capaz (…) de dar um sistema composto de todas as peças, e completo, que não se pode mais que fazê-lo jogar. É a mensagem mais condenável que se pode propor aos homens�.
E por isso é o mesmo Proudhon que afirmará tranquilamente, à beira da sua morte, a unidade do seu pensamento desde as suas origens até ao seu fim, e que fará precisamente do federalismo o princípio desta unidade: “Todas as minhas ideias económicas, elaboradas desde os 25 anos, podem resumir-se nestes três significados: Federação agrícola industrial Todas as minhas visões políticas reduzem-se a uma fórmula semelhante: Federação política ou descentralização�.

Saudações proudhonianas
Até breve
Francisco Trindade

Comentaris

Re: Proudhon e o Federalismo
01 feb 2004
Otra vez vuelve a la carga el spamer Francisco Trindade, con la última glosa sobre Proudhon.
¿Sabe este hombre para qué sirve Indymedia? ¿Lee los comentarios, reacciones o debates que suscitan sus "noticias"?
Sindicato Sindicat