Imprès des de Indymedia Barcelona : http://barcelona.indymedia.org/
Independent Media Center
Notícies :: @rtivisme
Guerrilha antipublicidade invade Metro de Paris
14 gen 2004
Um forte movimento contra a propaganda publicitária está a tomar de assalto os anúncios no Metro parisiense, fazendo a defesa do espaço público contra a mercantilização da vida.
Sarcástica,
inventiva e muito eficaz graças à Internet, essa guerrilha urbana sem hierarquias pode estender-se a outros países,
dando um novo fôlego de participação activa a um movimento que era já bem conhecido, por exemplo através das campanhas de deriva da publicidade da Adbusters.

No Metro parisiense,
grandes cruzes negras cobrem as marcas e os visuais publicitários. Desenhos, colagens, grafittis e pinchagens recobrem inteiramente os aliciadores anúncios de Natal:
"A publicidade é uma droga pesada",
"Sirva-se, consuma, pague",
"Mercadoria por toda parte, poesia em parte nenhuma".
Inicialmente pontuais,
estas operações de contrapropaganda
tornaram-se uma acção regular das noites de sexta-feira, numa quinzena de estações do Metro de Paris, convocadas pelo Stopub,
um colectivo de organizações.
Aquelas e aqueles que lutam actualmente contra a desarticulação do serviço público em França - artistas, profissionais da saúde, professores e investigadores - recebem o reforço, nas noites de sexta,
de centenas de "guerrilheiros urbanos" armados de sprays,
latas de tinta e
cartazes feitos em casa.
O objectivo é recobrir o máximo de cartazes publicitários num movimento que reivindica a defesa do espaço e do tempo contra a invasão da propaganda..

"Face ao endurecimento da ofensiva capitalista, nós declaramos publicamente guerra contra esse novo tipo de totalitarismo
e atacamos o seu principal combustível:
a publicidade" (www.bap.propagande.org),
anuncia um texto do Stopub,
que acusa a publicidade de "invadir os nossos espaços públicos,
a rua,
a televisão,
as nossas roupas
e os nossos muros"
e propõe a recuperação do espaço público http://www.pt.indymedia.org/ler.php?numero=31318&cidade=1>; "através de um gesto colectivo e alegre de protesto".

Comentaris

Re: Guerrilha antipublicidade invade Metro de Paris
15 gen 2004
Yo tambien lo vi' en Paris y es impresionante: cada cartel publicitario del metro de Paris tiene una respuesta anti-publicitaria.
Lo mismo podría hacerse en Barcelona. Se trata de responder al capitalismo con sus mismos medios. Sin duda es la forma de difusión más eficaz. Y además, se trata de empezar una competición donde el que tenga más creatividad es el que gana.
Los anticapitalistas somos los favoritos.
Sindicat