Imprès des de Indymedia Barcelona : http://barcelona.indymedia.org/
Independent Media Center
Notícies :: especulació i okupació
Ocupaçoe e desalojos em Bologna (portugues)
02 des 2003
Na madrugada de sexta feira, 28 de novembro, foi ocupado em Bologna um antigo armazem abandonado jà hà dez anos sem projectos de recupareçao ou de aproveitamento.
A Ocupaçao foi levada a cabo pelo Colectivo CRASH, recem formado em Bologna que principiou hà algumas semanas um projecto de difusao das ocupaçoes em Bologna, a sua primeira acçao foi um ensaio simbolico do que se podera tornar uma pratica futura, a de ir aos supermercados buscar comida gratis.
A Policia nao demorou a chegar ao espaço ocupado, tres horas depois ja estavam estacionadas em frente à casa dois carros da DIGOS (Policia de segurança interna, ocupa-se essencialmente de grupos de extrema esquerda e extrema direita, claques de futebol e terrorismo islamico), seis horas depois chegavam varios carros da policia e um representante dos proprietarios, que ao principio nao queria apresentar queixa mas depois foi pressionado pela policia para o fazer. Ensaiou-se uma mini resistencia mas o espaço nao oferecia infraestruturas para uma defesa eficaz e assim a DIGOS e policia identificaram todos os presentes e esperaram que a casa fosse abandonada outra vez.
Segunda Feira, 1 de Dezembro, um grupo de 20 / 30 pessoas entrou no concelho comunal a gritar "ABRIMOS ESPAçOS, DAO-NOS POLICIA; ESTA é A SUA DEMOCRACIA" e com uma faixa a dizer "CRASH AMA O ESPAçO E OCUPA-O", a sessao comunal foi interrompida e a policia expolsou os manifestantes das galerias, atràs deles veio um vareador da DS (partido italiano, tipo ala esquerda do PS) a tentar conversar com os manifestantes que lhe fizeram rapidamente comprender que se estavam bem a cagar para ele, o que ele nao aceitou muito bem e teve de ser necessàaria a intervençao da policia para evitar que este tentasse agredir os pacificos manifestantes.
Para Agora estao marcadas mais assembleias e acçoes nao tendo algum resves desaminado o projecto de fazer com que mil casas ocupadas nasçam em Bolonha
Sindicat