Imprès des de Indymedia Barcelona : http://barcelona.indymedia.org/
Independent Media Center
Notícies :: globalització neoliberal
A Presença do Proudhonismo nas Sociologias Contemporâneas
24 oct 2003
A Presença do Proudhonismo nas Sociologias Contemporâneas
A Presença do Proudhonismo nas Sociologias Contemporâneas

Apresentamos a Actualização de Outubro do site
http://www.franciscotrindade.com
Com a introdução de um novo texto intitulado

A Presença do Proudhonismo nas Sociologias Contemporâneas

Procurar pelo link Novidades    
Segue-se excerto do texto que pode ser lido na íntegra em http://www.franciscotrindade.com.
Responsável técnico máximo, como de costume
José Carlos Fortuna.
Saudações proudhonianas
Até breve
Francisco Trindade

A Presença do Proudhonismo nas Sociologias Contemporâneas


Seria certamente falacioso imaginar o prolongamento de uma “influência� directa da obra de Proudhon nas ciências sociais actualmente. Um conjunto teórico também contestado, rejeitado nos estudos académicos, não pode, apesar dos 138 anos, constituir em legado fielmente transmitido e repetido.
As ciências sociais, e particularmente a sociologia, são, pelo contrário, reformuladas através das rupturas que eram simultaneamente rejeições aparentes da problemática proudhoniana. A ruptura de Durkheim, que foi tão importante para a história das sociologias em toda a primeira metade do século XX, é operada contra os filósofos sociais e as suas ambições excessivas. As críticas severas de Durkheim ao olhar de Auguste Comte ou de Herbert Spencer atingiram também, por alusão, os filósofos da história e os filósofos sociais nos quais Proudhon podia ser suspeito. Por outro lado, a ruptura no que diz respeito ao método de procura circunscritos e fragmentados, destruía as audácias intelectuais doravante rejeitadas no domínio das ideias políticas. Enfim, a forte difusão do marxismo operou uma poderosa pressão para combater as teses proudhonianas.
Assim também, os sociólogos franceses contemporâneos não tinham sido trazidos a contar Proudhon entre os seus mestres a pensar, apesar dos esforços de Célestin Bouglé depois de Georges Gurvitch. Entre os autores do século XIX e do principio do século XX, estas são sobretudo as obras de Marx, de Weber e de Durkheim que substituíram este papel. Proudhon estava largamente ausente da formação dos sociólogos ao mesmo título que Tocqueville ou Le Play e para as razões diametralmente opostas.
Sindicat Terrassa