Imprès des de Indymedia Barcelona : http://barcelona.indymedia.org/
Independent Media Center
Anàlisi :: globalització neoliberal
Pode a Teoria Proudhoniana Esclarecer a Questão do federalismo Europeu?
28 ago 2003
Pode a Teoria Proudhoniana Esclarecer a Questão do federalismo Europeu?
Pode a Teoria Proudhoniana Esclarecer a Questão do federalismo Europeu?

A questão pode parecer ligeiramente paradoxal tanto que Proudhon é um dos principais teóricos do federalismo. Se colocá-la deste modo quer dizer que podemos tentar medir a construção europeia actual em relação ao esquema ideal que constituiria o federalismo proudhoniana, mas também que podemos medir as dificuldades concretas ver as insuficiências deste esquema. No fim o que conta é de tomar a medida do que significa a reclamação de federalismo e de ver no que isto pode esclarecer os debates actuais sobre a Europa.
O federalismo proudhoniano pode interessar a questão europeia sob um duplo aspecto. De maneira directa, pelo federalismo externo, relembra que a paz na Europa só se fará pelo verdadeiro equilíbrio europeu. Proudhon criticou o princípio das nacionalidades como beligista. Convinha portanto para ele, de procurar um tipo de equilíbrio europeu que anulasse as relações de força e a corrida às armas; queria um equilíbrio fundado sobre o direito e não sobre o poder recíproco. O federalismo, neste sentido, constitui uma referência útil mas um pouco formal: trata-se duma adaptação jurídica de comunidades umas nas outras; a Europa é âuma confederação de confederaçõesâ?. Indirectamente, com o federalismo interno, encontramos o mesmo formalismo jurídico na base contratual que divide uma unidade maior em unidades mais pequenas. Mas há ainda um aspecto material e ideológico muito importante: uma cultura política anti-autoritária. à talvez o que diz respeito ao mais alto nível a construção europeia.
Podemos rapidamente resumir agora o federalismo proudhoniano. à um conceito social global pelo qual Proudhon tem a ambição de descrever racionalmente a nova sociedade: o federalismo é "a forma política da humanidadeâ?, tal qual o mutualismo é a forma económica. Constitui o laço social perfeito. Neste aspecto global diz respeito mais as subdivisões nacionais que a Europa propriamente dita. à por outro lado um sistema social que adopta como princípio a diferenciação e a estruturação da sociedade pela permuta. A ordem social compõe-se graças à diferença, e a vida social é concebida como uma troca, uma pura circulação dos bens, das ideias⦠Nestas condições Proudhon concebe a liberdade como o máximo de relações com os seus semelhantes. Politicamente o federalismo apresenta-se como um sistema geral de divisão e de separação de todos os poderes; é o único que pode garantir o equilíbrio dos poderes (tanto políticos como económicos).
No que é que esta teoria proudhoniana pode esclarecer a realidade europeia actual?

Apresentamos a Actualização de Agosto do site
http://www.franciscotrindade.com
Com a introdução de um novo texto intitulado
Pode a Teoria Proudhoniana Esclarecer a Questão do federalismo Europeu?
Procurar pelo link Novidades    
Segue-se excerto do texto que pode ser lido na íntegra em http://www.franciscotrindade.com.
Responsável técnico máximo, como de costume
José Carlos Fortuna.
Saudações proudhonianas
Até breve
Francisco Trindade

Comentaris

El Ultra Anglada se presenta a las autonomicas
31 ago 2003
"Demostrarem a tots aquells polítics que mai no parlen sobre la immigració, com n'està de farta la gent amb aquest tema. Els demostrarem que en aquest país hi ha una nova força".
Josep Anglada
http://www.pxcatalunya.es.vg


_______________________
JOSE ANGLADA RIUS
938 852 869
Jacint Verdaguer, 10
08500 VIC - BARCELONA
www.telefonica.es
Sindicat