|
Notícies :: amèrica llatina |
Osmar Cláudio, o Dr. Raiz
|
|
per Terapeuta |
18 feb 2011
|
A Medicina Convencional deve e muito aos raizeiros, indios e caboclos. Mesmo que ela não reconheça, mais de 60% das drogas alopáticas em uso pela medicina convencional são oriundas do saber natural, da experiência de indios, raízeiros e caboclos do sertão que, sem nenhum instrumento tecnológico, descobriram propriedades terapêuticas em milhares de plantas, fato comprovado pelos modernos equipamentos usados pela medicina convencional. |
|
A Medicina Convencional deve e muito aos raizeiros, indios e caboclos. Mesmo que ela não reconheça, mais de 60% das drogas alopáticas em uso pela medicina convencional são oriundas do saber natural, da experiência de indios, raízeiros e caboclos do sertão que, sem nenhum instrumento tecnológico, descobriram propriedades terapêuticas em milhares de plantas, fato comprovado pelos modernos equipamentos usados pela medicina convencional.
Tal fato poderia servir de prova da eficácia do saber popular quanto à saúde, mas no Brasil não é assim. Na nação tupiniquin, os raizeiros são desprezados por amplos setores da medicina convencional que, aliada à grandes laboratórios farmacêuticos e à agência governamentais, tentam à todo custo dominar o mercado bilionário das drogas medicinais.
Isto traz enorme prejuízo à própria medicina. Os raizeiros, como Osmar Claudio, de Barra do Garças (MT), são conhecedores profundos das propriedades terapêuticas das plantas medicinais, sendo diversas vezes requisitado por faculdades nacionais e pesquisadores estrangeiros para transmitir seus conhecimentos. Sendo constantemente vigiado e insistentemente perturbado pelos órgãos da aliança medicina alopática + laborátorios + agências governamentais, não consegue evoluir em seu trabalho, mesmo prestando enorme contribuíção à própria medicina alopática, quando transmite seus conhecimentos, por exemplo, aos alunos das faculdades mato-grossenses, que sempre o procuram.
O Dr. Raiz Osmar Cláudio, como é conhecido em Barra do Garças, não é somente o raizeiro. O Dr. Raiz é uma fonte de conhecimentos, um baluarte de nossa cultura popular. Mas, mesmo contribuindo com a ciência médica, vê seu trabalho tolhido pelos mercadores da medicina. Na verdade não existe mais idealismo na medicina. É tudo dinheiro. E estes mercadores, com ajuda das agencias federais que regulam o setor, vêm constantemente tolhendo iniciativas, acurralando os raizeiros, destruindo sua reputação. É preciso de uma vez por todas parar este circulo vicioso. O Brasil é o unico país do mundo que trata os raizeiros como se fossem charlatôes. E os inúmeros medicamentos alopáticos oriundos do saber popular, é prova de que os raizeiros tem valor.
Manifesto da Casa das Raizes de Barra do Garças, Mato Grosso, contra a perseguição promovida pela Medicina Convencional, unidos ao governo federal e os grandes laboratórios, contra Os Raizeiros.
Casa das Raizes (Ou Ateliê Bem ti vi), Barra do Garças, Mato Grosso
Rua Germano Bezerra, N° 1166, Jardim Pitaluga
Tel: (66) 3401-4270
E-mail: terapeutaosmar ARROBA gmail.com |
This work is in the public domain |