|
Notícies :: amèrica llatina |
Revista Bakuninista - Via Combativa
|
|
per UNIPA - Unión Popular Anarquista - Brasil Correu-e: unipa_net@yahoo.com.br (no verificat!) |
12 ago 2009
|
A construção de uma teoria que seja capaz de explicar a realidade social é de importância fundamental. Durante esses seis anos de existência da nossa organização procuramos avançar nos debates internos em temas imprescindíveis para consolidação teórica do anarquismo. Ao mesmo tempo buscamos sistematizar importantes discussões teóricas iniciadas por Bakunin. Isso é essencial, uma vez que sua obra encontra-se fragmentada. A revista vai dar prosseguimento a esse processo, só que visando difundi-lo entre militantes e a classe trabalhadora em geral. |
Via Combativa - revista de teoria bakuninista
Por União Popular Anarquista - UNIPA 03/08/2009 às 18:16
Leia a Revista em:
http://issuu.com/unipa/docs/via_combativa_001
Para compra e divulgação, entre em contato pelo email
unipa_net ARROBA yahoo.com.br
http://www.unipa.cjb.net/
- Via Combativa nº01
É com satisfação que lançamos primeiro número da nova revista de teoria política da União Popular Anarquista, a Via Combativa. A nova revista substitui a antiga revista Ruptura, e acompanha a definição da linha política e de massas da nossa organização.
O objetivo dessa nova fase é a instrumentalização do bakuninismo enquanto ferramenta de interpretação e transformação da sociedade brasileira. Essa nova fase é marcada pela consolidação da nossa proposta teórica, expressa nas resoluções de nosso terceiro congresso.
A construção de uma teoria que seja capaz de explicar a realidade social é de importância fundamental. Durante esses seis anos de existência da nossa organização procuramos avançar nos debates internos em temas imprescindíveis para consolidação teórica do anarquismo. Ao mesmo tempo buscamos sistematizar importantes discussões teóricas iniciadas por Bakunin. Isso é essencial, uma vez que sua obra encontra-se fragmentada. A revista vai dar prosseguimento a esse processo, só que visando difundi-lo entre militantes e a classe trabalhadora em geral.
Buscamos sair de um marco estritamente conjuntural e historicista e avançar na construção de uma verdadeira crítica anarquista. Com o desenvolvimento de conceitos centrais à análises sociológicas de fatos e processos sociais.
Os artigos presentes neste número representam justamente esse novo passo na construção teórica, tanto na continuação dos pressupostos teóricos como na sua sistematização. Eles foram, no princípio, teses apresentadas no III Congresso da UNIPA, realizado em 2007. As teses sobre a análise do desenvolvimento e economia brasileira serão publicadas progressivamente nos próximos números.
Os artigos dessa revista fazem uma sistematização das bases da teoria bakuninista, em termos de conceitos e métodos. A revista contém seis artigos que justamente marcam a nossa preocupação: O Bakuninismo na Primeira Internacional dos Trabalhadores; A Filosofia Bakuninista: dialética e ação do materialismo sociológico; Uma Teoria do Anti-Estado: A Comuna de Paris e a Organização Política Socialista; O Bakuninismo e a Teoria da Organização Política; O Estatismo na História: experiência e teoria; Forças Coletivas e Classes Sociais: o funcionamento da economia e sociedade .
O primeiro artigo tem como objetivo demonstrar a experiência histórica do Bakunisnismo na 1º Internacional; o segundo, explicar a dialética e o materialismo bakuninista, demonstrando os elementos principais que compõem o método bakuninista; o terceiro, fundamentar um crítica do Estado e uma teoria do Anti-Estado à luz da experiência da Comuna de Paris; o quarto, procura desenvolver a Teoria da Organização Política à partir da experiência da Aliança Socialista; o quinto, um artigo sobre o Estatismo, conceito fundamental na teoria social bakuninista; e, por fim, o último artigo visa esclarecer e aprofundar a reflexão a respeito do funcionamento da sociedade e da economia, à partir de uma teoria das classes sociais e da ação destas.
Portanto, a revista Via Combativa ganha um conteúdo bem diferente da sua antecessora, Ruptura, ao procurar sistematizar o desenvolvimento teórico da organização, com a apresentação de reflexões históricas, políticas e sociológicas.
Email:: Unipa_net ARROBA yahoo.com.br
URL:: http://br.geocities.com/unipa_net/ |
Mira també:
http://www.unipa.cjb.net http://issuu.com/unipa/docs/via_combativa_001 |
This work is in the public domain |