Imprès des de Indymedia Barcelona : http://barcelona.indymedia.org/
Independent Media Center
Notícies :: especulació i okupació
Ficamos e ficaremos... porque haverá sempre a fúria!
26 mai 2007
Vencendo o medo, o silêncio, a hipocrisia, o dinheiro, a prefeitura. O Espaço Autogerido "Les Tanneries", resiste, vence e segue sua aventura.
SOLIDARIEDADE COM OS ESPAÇOS AUTO-GESTIONADOS DE BARCELONA!
177827.jpg
177817.jpg
brussels-graffiti11.jpg
Foram meses de uma luta permanente contra a prefeitura de Dijon,administrada pelo Partido Socialista, que queria, de mãos dadas com o capital, construir no local um mega-projecto de um centro médico privado.
Mas não conseguiram expulsar os "Les Tanneries". Leia abaixo um comunicado divulgado pelos "Les Tanneries"*

COMUNICADO

Depois da manifestação de 19 de maio e da ocupação da praça de Ducs, o Espaço Autogerido "Les Tanneries" vem relatar uma vitória na obtenção de séria garantia de poder permanecer até o mês de junho de 2010 em seu local.

Convidamos todos a virem festejar esta vitória nos dias 9 e 10 de junho.
Entendemos que, após dois novos meses de luta, que as ocupações do Conselho Municipal e da Secretaria de Saúde, a presença nos comícios eleitorais, as centenas de e-mails e de telefonemas recebidos pela prefeitura, as conversas com diversos atores do projeto de urbanismo, os cartazes por toda a cidade, as numerosas cartas de apoio de coletivos e associações, as ações de solidariedade internacionais em Berlim, Barcelona ou Copenhague, a
>ocupação das árvores em frente a prefeitura não foram em vão. Foi exatamente esta mobilização massiva de estratégias múltiplas que nos permitiram ganhar novamente uma relativa tranquilidade.
Esta luta também nos demonstrou a que ponto os projetos que ameaçam os precioso espaços devem ser revelados e combatidos o mais rápido possível para podermos nos opor a eles. Hoje, obtivemos uma vitória, certamente temporária, mas que prova, e é primordial, que as relações de força e acções directas podem sempre alcançar seu objetivo e se fazer entender. Isto reforça nossa confiança em nossa capacidade de lutar novamente, com vocês,no dia em que o futuro dos "Les Tanneries" for novamente ameaçado.
Não teríamos feito nada sem o apoio de todas aquelas e aqueles para os quais os "Les Tanneries" são importantes e que se deslocaram até Dijon ou centenas de quilômetros. Nossos pensamentos vão sobretudo aos outros espaços autônomos atualmente ameaçados, dos squats barceloneses à Rigaerstraße e ao Köpi em Berlim, passando pelo KTS em Freiburgo ou Ifanet em Tessalônica, sem esquecer os ex-ocupantes de Ungdomshuset em Copenhague.
É a eles que queremos agora endereçar nossa solidariedade. Os dias que vêm não se anunciam fáceis, então aproveitemos a trégua acordada aqui para
multiplicar solidariedades e subversões.

Ficamos e ficaremos... porque haverá sempre a fúria!

Coletivo do Espaço Autogerido "Les Tanneries"*



* O que é o “Les Tanneries�

É um lugar autônomo, aberto em 1987, que realiza, entre outras coisas,atividades culturais, sociais e políticas. É um espaço que conta com uma sala de espetáculo, um coletivo de moradia, um espaço de computação popular, de desenvolvimento do software livre e de manutenção de servidores independentes. Conta também com zonas de gratuidades, um curso mecânico e de recuperação de bicicletas, uma sala de teatro e de serigrafia, uma sala de reuniões, uma horta, um centro de difusão e de criação de imprensa alternativa, um centro de ajuda jurídica e prática destinada a pessoas sem direitos e documentos, uma biblioteca, oficinas de autoconstrução ecológica.
A estes espaços chegam e participam dezenas de associações, de coletivos,de redes locais e internacionais que organizam distintos eventos, como:
concertos, eventos culturais, ações, oficinas, intercâmbios de experiências, reuniões, entre outros projetos.
Com a finalidade de garantir sua liberdade, este espaço sempre funcionou sem subvenções e sem assalariados.
“Nós mesmos queremos construir e mudar nossas vidas, aqui e agora e não esperar a chegada da revolução�, conta “Les Tanneries�.
O projeto de vida dos “Les Tanneries�, não é considerado como uma alternativa ingênua que se constrói paralelamente sem molestar e agitar o poder: uma espécie de zoológico folclórico que pretende existir dentro da lógica democrática dos poderosos.
“Se nós existimos e estamos aqui, é para mudar a sociedade e lutar! Ao contrário da norma cínica do mundo político – mediático, não deixaremos de lutar para evidenciar e comprovar que é possível por em duvida a lógica capitalista�, explicam “Les Tanneries�.
O espaço dos “Les Tanneries�, como todos aqueles lugares construídos contra as normas que os circundam, constitui um espaço único, fruto de sonhos, de cumplicidades, de encontros, da luta combativa de muita gente.
A sua história é a de várias gerações, suas paredes refletem a alegria, o nojo, o ódio e a paixão, as aventuras e emoções...

Fotografias aqui:
http://de.indymedia.org/2007/05/177899.shtml
agência de notícias anarquistas-ana
______________________________________________
Anarqlat mailing list
Anarqlat ARROBA ucv.ve
Mira també:
http://galiza.indymedia.org/gz/2007/05/11146.shtml
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2007/05/383212.shtml

This work is in the public domain
Sindicat Terrassa