Imprès des de Indymedia Barcelona : http://barcelona.indymedia.org/
Independent Media Center
Notícies :: amèrica llatina : pobles i cultures vs poder i estats
Brasil: Lider Seringueiro é Assassinado em Rondônia
03 gen 2006
O lider seringueiro Batista, presidente da Associação de Seringueiros de Vale do Anari - ASVA, foi assassinado, na noite do dia 26 de dezembro, no Estado de Rondônia. Ele foi baleado com 4 tiros no peito enquanto caminhava em um local afastado. Embora não se conheça o autor do crime, suspeitam-se vínculos com o tráfico de madeira ilegal que vêm acontecendo intensamente e com descaso do atual governador Ivo Cassol.

Há algum tempo têm sido registradas algumas mortes nas regiões de Machadinho d´Oeste e do Vale do Anari. Mesmo com o esforço de entidades ambientalistas e do próprio Ministério do Meio Ambiente, pouco se têm avançado. O conflito pela manutenção do meio ambiente e das áreas de preservação da natureza tem se intensificado com o avance da pecuária e da soja, além da ilegalidade no corte das árvores. È necessário atrair a opinião pública e as esferas federais da justiça para estes atentados aos direitos humanos.

A Secretária de Estado de Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), sob direção de Augustinho Pastore, têm realizado poucos esforços para conter as agressões ambientais. Inclusive, dentro da legislação estadual sancionada neste ano, o expediente d@s funcionárias(os) da SEDAM passou a ser somente entre as 8:00 e as 13:00 hrs. Espera-se que medidas justas sejam tomadas em relação a estas atrocidades.

This work is in the public domain
Sindicat Terrassa