Imprès des de Indymedia Barcelona : http://barcelona.indymedia.org/
Independent Media Center
Notícies :: @rtivisme : pobles i cultures vs poder i estats
Dia das Letras Galegas - Novo romance
10 mai 2005
O próximo 17 de Maio, Dia das Letras Galegas, sairá em Portugal um novo romance da escritora galega Concha Rousia. "As Sete Fontes" é o título da obra que será publicada em formato digital pelas Edições ArcosOnline.com (www.arcosonline.com).
17 de Maio, Dia das Letras Galegas
- Romancista galega publica em Portugal


O próximo 17 de Maio, Dia das Letras Galegas, sairá em Portugal um novo romance da escritora galega Concha Rousia. "As Sete Fontes" é o título da obra que será publicada em formato digital pelas Edições ArcosOnline.com (www.arcosonline.com), que assim se juntam às comemorações deste dia especial.

Não é todos os dias que um livro galego, escrito na nossa língua, é publicado em Portugal, e mais raro ainda será talvez o feito de uma editora portuguesa se associar espontaneamente ao conjunto de iniciativas que marcam todos os anos, na Galiza, o dia 17 de Maio. A obra "As Sete Fontes" sairá, segundo os responsáveis das Edições ArcosOnline.com entre os dias 16 e 17, e passará então a estar disponível gratuitamente na Internet, na página daquela editora portuguesa (www.arcosonline.com).

O conteúdo do romance ainda se encontra no mais absoluto dos segredos, e só se conhecem ainda alguns comentários que sobre ela têm sido elaborados. Assim, no dizer da própria autora, "As Sete Fontes" é um romance que fala do povo galego, mas também «da condição humana, da queda moral e da possibilidade de redenção». O professor universitário e dicionarista Isaac Estraviz, que prefacia a obra, refere que neste romance Concha Rousia «enfrenta-se frontalmente ao problema do caciquismo político e religioso e à corrupção que grassa por toda a parte».

Por sua vez, Victor Domingos, o editor, considera que há neste romance «várias tiradas de mestre». No seu entender, Concha Rousia apresenta um estilo muito equilibrado ao nível da organização ou estruturação narrativa, e sublinha que um dos pontos fortes deste romance é o facto de conseguir «conciliar um lado sentimental, quase dramático, com um outro lado bem divertido, ou até mesmo cómico».
Mira també:
http://www.arcosonline.com

Copyright by the author. All rights reserved.
Sindicat Terrassa