Imprès des de Indymedia Barcelona : http://barcelona.indymedia.org/
Independent Media Center
Notícies :: antifeixisme : educació i societat
Profesores Britanicos boicotan Universidades Israelitas
23 abr 2005
Otra forma de luchar contra los atropellos de Israel
Professores britânicos decidem boicotar universidades israelenses


LONDRES - A principal associação de universidades britânicas impôs um boicote a duas universidades israelenses acusadas de violar a liberdade dos professores por não permitir que critiquem seu governo ou por ter campus em colônias dos territórios ocupados.


Um professor de ciências políticas da Universidade de Haifa (oeste de Israel), o dr. Ilan Pappe, corre o risco de ser despedido e, inclusive, de ser processado pela justiça porque apoiou a tese de um estudante que examinou o suposto massacre de 200 civis por um grupo armado israelense.


O professor da Universidade de Birmingham, Shereen Benjamin, judeu e partidário de Israel, expressou seu apoio à moção adotada na sexta-feira depois de um debate por ocasião da conferência anual da Associação de Professores de Universidade (AUT), em Eastbourne, no sul da Inglaterra.


''Somos uma comunidade universitária mundial e guardar silêncio significa que aprovamos isso'', explicou Shereen Benjamin, em referência à condenação da universidade de Haifa.


A AUT decidiu boicotar também a Universidade de Bar Ilan porque está ligada com o Colégio da Judéia e Samaria, estabelecida em Ariel, uma colônia ilegal na Cisjordânia.


Nenhum membro da AUT deverá visitar nenhum desses dois centros enquanto durar o boicote.


AFP
Mira també:
http://chiapas.mediosindependientes.org/display.php3?article_id=112968

This work is in the public domain
Sindicat