Imprès des de Indymedia Barcelona : http://barcelona.indymedia.org/
Independent Media Center
Notícies :: educació i societat
Em 5 Anos a Grande Loja Nacional Portuguesa é a terceira Obediência Portuguesa com 347 membros e 19 Lojas nacionais e 2 Lojas Internacionais
10 abr 2005
Em 5 Anos a Grande Loja Nacional Portuguesa é a terceira Obediência Portuguesa com 347 membros e 19 Lojas nacionais e 2 Lojas Internacionais (Iberia e Brasil)
Em 5 Anos a Grande Loja Nacional Portuguesa é a terceira Obediência Portuguesa com 347 membros e 19 Lojas nacionais e 2 Lojas Internacionais (Iberia e Brasil)

.......................................................

A Grande Loja Nacional Portuguesa nasceu com a aparição da maçonaria tradicionalista no nosso país, no ano 2000 e é uma das mais recentes Obediências maçónicas em Portugal. Esta excepcional dinâmica já conseguiu fazer deste projecto único, a terceira Obediência de Portugal. Com apenas quatro anos de existência, a Grande Loja Nacional Portuguesa constituiu vinte e uma (21) Respeitáveis Lojas, de Norte a Sul de Portugal.

Um dos livros mais vendidos em Espanha, no México, Argentina com o título de LA MASONARIA de Amando Hurtado, nas páginas 260, 261, 262 e 263 refere: Com efeito, durante esta década nasceu uma nova entidade, dando passo a uma Grande Loja Nacional Portuguesa, que faz parte da Confederação das Grandes Lojas Unidas da Europa e liga-se assim a uma forte corrente da fraternidade inter-obediências europeias.

Será certamente interessante transcrevermos ainda o que afirma o professor Robert G. Davis, grau 33º, no volume 8, número 2 do Boletim correspondente ao verão de 2000 em The Plumbline, da Sociedade de Investigação do Rito Escocês Antigo e Aceite, dependente do Supremo Conselho de Jurisdição Sul dos Estados Unidos:

Poucas vezes se tratou a Maçonaria de um modo tão directo, didáctico e claro.


ââ¦há muitas coisas que decidir a favor do ideal que renasce na nova União. As Grandes Lojas necessitam de um foro para comunicarem melhor. A Maçonaria é mais forte quando se fala a uma só voz e, na sociedade espartilhada por todo o globo, as velhas ideias superficiais de jurisdição territorial exclusiva e as formulas demasiado e estranhamente definidas da regularidade maçónica podem fazer deste espaço uma visão mais ampla e com uma subtileza mais universalâ?.

Preservando a identidade da organização interna de qualquer uma das Obediências, a Confederação das Grandes Lojas Unidas da Europa está destinada a facilitar a reflexão e acções comuns. A Grande Loja Nacional Portuguesa entende que esta realização é um ideal de universalidade e de fraternidade entre as pessoas e que caracteriza a franco-maçonaria.

A Grande Loja Nacional Portuguesa reagrupa 347 Obreiros com actividades essenciais em Portugal.


A nível internacional, a Grande Loja Nacional Portuguesa relaciona-se com diversas Obediências em �frica, na Europa, no Brasil e no Canadá. Nos Estados Unidos e em diversas ilhas espalhadas pelo globo.

Outros aspectos seriam de realçar mas deixemos esses assuntos para o futuro. A sua presença é, para nós, a razão fundamental e essencial para que possamos construir uma sociedade mais justa, em paz e apoiada em valores universais.

Com um espírito aberto, seja bem-vindo!
Mira també:
http://www.glnp.pt
http://www.glnp.pt

This work is in the public domain
Sindicato Sindicat