Imprès des de Indymedia Barcelona : http://barcelona.indymedia.org/
Independent Media Center
Calendari
«Desembre»
Dll Dm Dc Dj Dv Ds Dg
      01 02 03 04
05 06 07 08 09 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  

No hi ha accions per a avui

afegeix una acció


Media Centers
This site
made manifest by
dadaIMC software

Envia per correu-e aquest* Article
Notícies :: educació i societat
Em 5 Anos a Grande Loja Nacional Portuguesa é a terceira Obediência Portuguesa com 347 membros e 19 Lojas nacionais e 2 Lojas Internacionais
10 abr 2005
Em 5 Anos a Grande Loja Nacional Portuguesa é a terceira Obediência Portuguesa com 347 membros e 19 Lojas nacionais e 2 Lojas Internacionais (Iberia e Brasil)
Em 5 Anos a Grande Loja Nacional Portuguesa é a terceira Obediência Portuguesa com 347 membros e 19 Lojas nacionais e 2 Lojas Internacionais (Iberia e Brasil)

.......................................................

A Grande Loja Nacional Portuguesa nasceu com a aparição da maçonaria tradicionalista no nosso país, no ano 2000 e é uma das mais recentes Obediências maçónicas em Portugal. Esta excepcional dinâmica já conseguiu fazer deste projecto único, a terceira Obediência de Portugal. Com apenas quatro anos de existência, a Grande Loja Nacional Portuguesa constituiu vinte e uma (21) Respeitáveis Lojas, de Norte a Sul de Portugal.

Um dos livros mais vendidos em Espanha, no México, Argentina com o título de LA MASONARIA de Amando Hurtado, nas páginas 260, 261, 262 e 263 refere: Com efeito, durante esta década nasceu uma nova entidade, dando passo a uma Grande Loja Nacional Portuguesa, que faz parte da Confederação das Grandes Lojas Unidas da Europa e liga-se assim a uma forte corrente da fraternidade inter-obediências europeias.

Será certamente interessante transcrevermos ainda o que afirma o professor Robert G. Davis, grau 33º, no volume 8, número 2 do Boletim correspondente ao verão de 2000 em The Plumbline, da Sociedade de Investigação do Rito Escocês Antigo e Aceite, dependente do Supremo Conselho de Jurisdição Sul dos Estados Unidos:

Poucas vezes se tratou a Maçonaria de um modo tão directo, didáctico e claro.


ââ¦há muitas coisas que decidir a favor do ideal que renasce na nova União. As Grandes Lojas necessitam de um foro para comunicarem melhor. A Maçonaria é mais forte quando se fala a uma só voz e, na sociedade espartilhada por todo o globo, as velhas ideias superficiais de jurisdição territorial exclusiva e as formulas demasiado e estranhamente definidas da regularidade maçónica podem fazer deste espaço uma visão mais ampla e com uma subtileza mais universalâ?.

Preservando a identidade da organização interna de qualquer uma das Obediências, a Confederação das Grandes Lojas Unidas da Europa está destinada a facilitar a reflexão e acções comuns. A Grande Loja Nacional Portuguesa entende que esta realização é um ideal de universalidade e de fraternidade entre as pessoas e que caracteriza a franco-maçonaria.

A Grande Loja Nacional Portuguesa reagrupa 347 Obreiros com actividades essenciais em Portugal.


A nível internacional, a Grande Loja Nacional Portuguesa relaciona-se com diversas Obediências em �frica, na Europa, no Brasil e no Canadá. Nos Estados Unidos e em diversas ilhas espalhadas pelo globo.

Outros aspectos seriam de realçar mas deixemos esses assuntos para o futuro. A sua presença é, para nós, a razão fundamental e essencial para que possamos construir uma sociedade mais justa, em paz e apoiada em valores universais.

Com um espírito aberto, seja bem-vindo!
Mira també:
http://www.glnp.pt
http://www.glnp.pt

This work is in the public domain

Ja no es poden afegir comentaris en aquest article.
Ya no se pueden añadir comentarios a este artículo.
Comments can not be added to this article any more