Imprès des de Indymedia Barcelona : http://barcelona.indymedia.org/
Independent Media Center
Notícies :: antifeixisme : corrupció i poder : criminalització i repressió : indymedia
F.B.I apreende material do Centro de Média Independente Português
14 oct 2004
Os discos que tinham sido retirados acabam ser devolvidos à Rackspace. AInda não existem quaisquer detalhes acerca de quem os confiscou ou devolveu, nem qual o conteúdo dos discos neste momento.
Em discussão - 09-10-2004 às 21:12:29


O Federal Bureau of Investigation (FBI) expediu uma ordem federal para o escritório da Rackspace nos Estados Unidos, exigindo que entregasse material do Centro de Média Independente, alojado no servidor do seu escritório de Londres.

De acordo com Joe Parris, porta-vos do FBI, isto aconteceu na sequência de um pedido dos governos suíço e italiano. A Rackspace acatou a ordem, sem notificar o Centro de Média Independente, e entregou o servidor do CMI no Reino Unido. Tal afectou mais de 20 sites do Centro de Média Independente em todo o mundo, incluindo o português.

Uma vez que o mandato foi expedido para a Rackspace e não para o Centro de Média Independente, os motivos da medida ainda são desconhecidos do CMI. Em comunicado a voluntários do CMI, a Rackspace disse que "não pode dar ao CMI nenhuma informação a respeito da ordem." Servidores de internet têm recebido ordens sob sigilo em situações semelhantes que os impedem de informar as partes interessadas sobre o que está a acontecer.

Ao mesmo tempo, um segundo servidor foi apreendido na Rackspace que provia streaming de rádio para diversas estações de rádio, uma distribuição de Linux chamada BLAG e alguns outros sites diversos.

Nos últimos meses aconteceram diversos ataques a órgãos contra-informativos pelo governo federal dos Estados Unidos. Em Agosto, os serviços secretos utilizaram um mandato numa tentativa de conturbar o CMI Nova Iorque antes da convenção do Partido Republicano, tentando obter os registos de IP de um provedor nos Estados Unidos e na Holanda. No mês passado, a Comissão Federal para Comunicações fechou estações de rádio por todos os Estados Unidos. Há duas semanas atrás o FBI solicitou que o Centro de Média Independente retirasse uma matéria do site do CMI de Nantes que continha uma fotografia de dois agentes policiais suíços à paisana. Voluntários do CMI Seattle foram visitados por agentes do FBI pelo mesmo motivo.

Este ataque à informação livre é o mais claro indício de que os nossos objectivos estão a ser cumpridos. Somos um grupo de voluntários que integramos uma rede mundial de informação. Constituímos uma alternativa aos media institucionais, porque garantimos a participação de todos as pessoas interessadas no relato de um acontecimento ou na expressão de uma opinião. A nossa actividade é apenas determinada pelas nossas consciências, uma vez que, ao contrário das empresas de comunicação social, não dependemos de grandes investidores ou de quaisquer outros grupos de interesse. Por querer divulgar aquilo que é ignorado ou manipulado por jornais, televisão e rádio... as suspeitas de que alguns dos suicídios nas prisões são na verdade homicídios cometidos por responsáveis dos estabelecimentos, as pressões e agressões a que terá sido sujeita uma testemunha dos disparos realizados por um agente da PSP, responsável pela morte de um jovem do Bairro da Bela Vista, os processos judiciais, assentes em acusações mirabolantes, de pessoas que reabilitam casas devolutas e abandonadas... é que também o Centro de Média Independente português foi sujeito, por parte de autoridades estrangeiras, à mais pura e abjecta prática de censura.

Neste momento,procede-se à restauração do sítio de internet, uma tarefa que nunca será completada totalmente. Poderão desalojar-nos (temporariamente), mas nunca desalojarão as nossas ideias.

O Centro de Média Independente vive!!!

This work is in the public domain
Sindicato Sindicat