Imprès des de Indymedia Barcelona : http://barcelona.indymedia.org/
Independent Media Center
Notícies :: corrupció i poder : criminalització i repressió : amèrica llatina
Bloqueio pela Liberdade para Antonio Ferreira!
16 ago 2004
Todas as quinta-feiras (jueves) bloqueio do sistema informatico pela Liberdade de Antonio Ferreira de Jesus!
Contra a prisao perpetua e as ameaças de morte todas as quinta feiras (jueves) bloquearemos o sistema informatico e inundaremos os consulados (portugueses no estrangeiro) pela Liberdade para Antonio Ferreira de Jesus!


António tem mais de 40 anos de prisão efectiva cumpridos, e é considerado pela Direcção Geral dos Serviços Prisionais um dos presos mais perigosos de Portugal. Perigoso porque não se deixa degradar pelo sistema; perigoso porque defende a sua dignidade; perigoso porque jamais se deixou amordaçar; perigoso porque é uma voz destemida em confronto aberto e directo e, por isso, incomoda para o sistema; perigoso porque é solidário com os seus companheiros de cárcere em lutas contra o sistema, sempre em primeira linha, em todas as prisões que o têm forçado a percorrer; perigoso porque corajosamente denuncia as violações dos direitos humanos e corrupções por parte dos funcionários prisionais. Por ter uma conduta irrepreensível no sentido da salvaguarda da dignidade do indivíduo, tem sido alvo de feroz perseguição por parte do sistema, sofrendo constantemente terríveis castigos e ameaças de morte elém de várias tentativas de assassinato.

António, pouco conhecido fora dos muros das prisões, afável para com os como ele –oprimidos-, revoltado para com os opressores é uma pessoa com P em maiúscula e companheiro na verdadeira acepção do termo. Autodidacta, de forte carácter, auto-formado com uma extraordinária e indomável vontade própia, totalmente alérgico ao Domínio, continua a resistir a vergar-se ao sistema.

Por má-fé do sistema, nunca qualquer tribunal até agora lhe efectuou o cúmulo jurídico das penas. Ou seja, que as penas sejam reduzidas a uma única pena, conforme diz a lei. Quando termina uma pena, começa a cumprir outra; e quando acaba esta, começa a cumprir outra e assim sucessivamente, em flagrante violação das regras do próprio ordenamento jurídico português.

António encontra-se numa situação jurídico-penal pior de quem tenha sido condenado a pena perpétua. Em França, por exemplo, @ condenad@ a perpétua, após cumpridos uns 18 ou 20 anos de prisão, tem a possibilidade de sair. Em Portugal, terra dos "brandos costumes", existem nas prisões indivíduos a sofrer pena perpétua encapotada, pese embora o facto de este ser um dos primeiros países europeus a abolir a prisão perpétua e a pena de morte.

António, em Portugal, recebe apoio da A.C.E.D. (Associação Contra a Exclusão pelo Desenvolvimento) e da C.N.A. (Cruz Negra Anarquista) de Almada. É urgente que a solidariedade seja a nível internacional para pressionar a quem compete o cumprimento da sua própria lei.

António, não obstante a incomensurável violência institucional que tem sofrido nas mãos dos verdugos ainda se encontra vivo!
Ele tem sabido resistir. Mas até quando aguentará? Apoiemo-lo!
Não à pena de morte!
Não à pena perpétua!

Não à prisão!
À prisão contrapomos Liberdade e Justiça Social!



Para quem queira escrever ao António, a direcção é a seguinte:
        António Ferreira de Jesus
            Recluso nº 351
            Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus
            2065 ALCOENTRE
            PORTUGAL

------------------------------------


Envia o teu protesto às autoridades portuguesas!

Com o seguinte texto (ou outro elaborado com a imaginação de cada um@) apela-se a tod@s que seja enviado uma chuva de e-mails e faxes protestando contra as autoridades portuguesas:
Considerando que António Ferreira de Jesus, prisioneiro no Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, Portugal, se encontra numa situação jurídico-penal irregular que constitui uma flagrante violação ao disposto na lei, exigimos que seja de imediato restabelecido o cumprimento da legalidade referente ao cúmulo jurídico das penas terminando assim a encapotada pena perpétua a que está submetido! Liberdade para António Ferreira de Jesus!

Considerando que António de Ferreira de Jesus corre iminente perigo de morte na prisão de Vale de Judeus, exigimos que seja imediatamente transferido para outra prisão, enquanto não for restituído à liberdade!


E-mails e faxes onde podem mandar:

"AR Presidente, 1ª Comissão, deputado Mota Amaral", AR 1ª Comissão ascenso ARROBA ar.parlamento.pt ivonen ARROBA ar.parlamento.pt, "Deputado Mota Amaral" tmsantos ARROBA ar.parlamento.pt, "Dr. João Portugal" joao.portugal ARROBA provedor-jus.pt, Ministério da Justiça ministra ARROBA mj.gov.pt , Ministério da Justiça inspecção correioIGSJ ARROBA igsj.mj.pt , Provedor de Justiça provedor ARROBA provedor-jus.pt ,

Direcção Geral dos Serviços Prisionais
girp ARROBA dgsp.mj.pt
Fax: 21 885 36 53


Procuradoria Geral da República
mailpgr ARROBA pgr.pt
Fax: 21 397 52 55


Provedoria de Justiça
provedor ARROBA provedor-jus.pt
Fax: 21 396 12 43


Ministério da Justiça
ministra ARROBA mj.gov.pt
Fax: 21 346 80 31

Inspecção Geral dos Serviços de Justiça
correioIGSJ ARROBA igsj.mj.pt
Fax: 21 322 36 66

This work is in the public domain
Sindicat Terrassa